11 abril 2010

CQC-Legendários-Pânico: semelhança ou acaso?

Esta post tem alto teor de opinião pessoal. :)
Ontem (10/04), na Rede Record, tivemos a estréia do “Legendários”. Programa criado-dirigido-apresentado por Marcos Mion.

Desde o começo da divulgação, ficou na cara que as diretrizes de produção eram do Pânico na TV (Rede TV!) e do CQC (Band), porém não tinhamos como saber até assistir. As 21h45 começamos a ver, como bem apresentado no TTBr do twitter, #LegendariosFAIL.

Nesse texto vou tentar explicar o porquê:

O CQC, criado na Argentina, tem como diretriz um humor-jornalístico. O estilo de piadas e entonações são feitas para provocar o entrevistado e buscar a verdade, como verdadeiros jornalistas. O Pânico na TV, criado por Emilio Surita, tem como diretriz humor escrachado. Esse tipo de humor é de gosto brasileiro e isso se comprova pois em todos os cantos podemos ouvir os bordões lançados por ele.

Tendo ambas diretrizes apresentadas, podemos ver que são estilos que não combinam… Semana após semana, vemos as mesmas matérias Domingo e Segunda, e percebemos que apesar de serem os mesmo entrevistados, são outras abordagem e daí podemos jugar se é melhor ou pior.

Bem vamos aos exemplos de verdade:

O primeiro quadro foi apresentado por João Gordo e tinha um quê do CQC, pois apresentava com um toque ácido de humor um problema o que é o altíssimo valor na arrecadação de impostos de multa em São Paulo.


O fato de ter informações aparecendo na tela com a letrinha azul, como no CQC, dados e intonações iguais a que Rafinha Bastos fazia no Proteste Já ou até Danilo Gentili, no que quer que seja que ele apresente.

Outro exemplo é mais no fim do programa, que é a uma cópia descarada do quadro Marco Luque Responde, que no Legendários é Jaque Khury Responde. A única diferença é que o dela tem um tema, como Sexo (claro que seria esse com ela!)

Além disso, no teste do preconceito só faltava o Coronato estar de terno.

Apesar de eu ter criticado muito, eu sou fã desse tipos de programas, e principalmente aqueles que vem de mentes brasileiras. Eu continuarei assitstindo e, se o boss deixar, farei comentários ocasionais aqui.

Porém, como aqui não fazemos comentários unilatrais, dê a sua opinião aqui em baixo e eu com prazer responderei.

Por V. do TeVê Info

10 comentários!:

Letícia disse...

Achei o quadro do João Gordo melhor que o Proteste (sobre o qual me pronunciei mandando mensagem para o próprio programa sobre um cheiro de legalismo tacanho). E essa história de diretrizes de programa de comédia, será que para sermos justos não deveríamos remontar às Panatenéias? Para mim que sou mera espectadora, refém da tv aberta, o que realmente me interessa é que o Pânico e o CQC não se acomodem em suas "diretrizes" e busquem a excelência em seus respectivos formatos. Deixa os caras trabalhar!

11 de abril de 2010 às 18:25
Anônimo disse...

Letícia, concordo com você. Mas a execelência de cada programa em suas diretrizes é relativo ao público alvo. Ficou provado em gráficos de audiência que o Pânico perde audiencia nos quadros em Brasília, por isso eles são os últimos a serem apresentados.

12 de abril de 2010 às 22:27
Letícia disse...

Ui, demorei para entender o seu pensamento, mas vou me aventurar na interpretação! Se você entendeu que excelência equivale à prova dada pelo gráfico de audiência, então já estamos conversados. Mas como eu fui uma criança educada, também, pelo Professor Tibúrcio, não vou me conformar. É por respeito e admiração que me coloco aqui a comentar o que talvez não tenha relevância nenhuma entre questões como público alvo, diretrizes de programa de televisão ou gráficos de audiência. O CQC continua na minha opinião entre o que de melhor se faz em televisão, como tudo em que o Marcelo Tas se dispõe a fazer. E a cópia pode ser sim um elogio. Mas insisto: o quadro do João Gordo mostrou um problema ético, o fato de haver uma meta para arrecadação de multas, que o próprio prefeito confirmou. Ele não saiu a confirmar a letra da lei. E nesse ponto cabe uma reflexão - que tipo de Estado conta com a deseducação da população para arrecadação, quando é também sua tarefa policiar, educar e manter a organização da polis. Não vi uma imitação da 'entonação' do Rafinha Bastos. Não sei se porque sou gaúcha e vivi no Bonfim, a entonação dele me é bem familiar, não a estranho. Não é a forma, é o conteúdo mesmo. Agora só mais uma coisinha, Jaque Khury não tem um pingo do carisma, charme e picardia do 'ergométrico' Marco Luque, pelo menos para mim! ;) Sucesso para o CQC!

13 de abril de 2010 às 00:01
Tiago Banha disse...

Eu achei o Legendarios uma grande besteira, achei o programa muito fraco, não passou de uma copia barata do CQC e do pânico na t, até os efeitos especiais do programa são iguais aos do cqc, e pra não dizer q foi um total desastre eu salvo uma reportagem que falou do preonceito que foi a unica coisa que prestou!!

13 de abril de 2010 às 14:14
Anônimo disse...

Concordo com vocês. Só que eu preciso ampliar a minha visão para dar mais informações objetivamente

14 de abril de 2010 às 22:34
Lina disse...

Não posso comentar sobre o quadro do Joao gordo pq eu não assisti Legendários desde o começo. Quando fui ver já estava na metade do programa.

Mas antes mesmo de estrear já ficamos sabendo que 3 profissionais q trabalhavam no CQC foram pra lá, e um desses 3 era o responsável pelos efeitos visuais - então é claro q a intenção do Legendarios desde o começo era copiar CQC pra ver se conseguem o mesmo número de fãs ou até mais do que o próprio CQC.


Lina Silva - http://www.megaligacqc.blogspot.com

17 de abril de 2010 às 00:56
Anônimo disse...

olha
sabe kual eh a gde merda de tudo isso??
eh a briginha entre os programas. os cqcs fikam fazedo firula no twitter metendo o pau em legendarios....
os pagapau do cqc (incluindo a linasilva aki emcima) fikam insitados e comessam a jogar bosta no legandarios tb.
isso,
meu amigo
isso eh o ke + me irrita.

abs

Kauan

17 de abril de 2010 às 11:03
Anônimo disse...

SÓ SE COPIA AKILO KI É BOM...
sE ESTÃO COPIANDO OS QUADROS DO CQC É PORQUE DEU CERTO!
PRONTO.
CASO ENCERRADO.

18 de abril de 2010 às 23:40
Anônimo disse...

No Legendários, o João mostrou um monte de gente ao celular, sem cinto reclamando demultas.......ERRADOS E RECLAMANDO QUE FORAM MULTADOS ?????????

21 de abril de 2010 às 16:51
Unknown disse...

só se copia o que é bom ,sinal que a equipe de Legendários vão viver de cópias ,então falta capacidade de criar seus próprios conteudos ,CQC é o melhor e é incopiavél.

22 de abril de 2010 às 18:22

Postar um comentário