14 abril 2010

Análise: Luque Responde X Jaque Khury Responde - Cópia ou Coincidência?

Atenção! Neste post, haverão alto índices de opinião própria! Proceda com cautela! Você pode gostar ou não do que vai ler!

Por acaso você viu Legendários neste último sábado? Se sim, você viu o quadro Jaque Khury Responde? Ele não te lembra um outro quadro chamado Luque Responde do nosso querido CQC? Será que ouve cópia ou foi só coincidência? Foi proposital ou foi sem querer?
É esse o tema que vou falar aqui.



Bem, quando eu estava assistindo o Legendários, em vários momentos do programa, vi que alguns quadros do programa foram inspirados em ambos do CQC e do Pânico, mas o Jaque Responde ainda permaneceu em dúvida para mim.

Quando ouviu-se do quadro da Jaque pela 1ª vez, a pergunta era simples: "Houve cópia ou foi coincidência? Os dois têm o mesmo nome!" Bem, apesar disso, eu acho não dá para ter 100% de certeza se foi cópia ou não, e vou explicar por que.

Mas antes, devo dizer que não estou escrevendo isto para defender ninguém, nem CQC , nem Legendários. Apesar de eu ser fã do CQC desde ano passado e acreditar na capacidade de nossos garotos (e garota), não posso simplesmente dizer que quem sofreu a copia foi o CQC só por que gosto mais deles, não seria certo fazer isso.

Fazer isso seria o mesmo que falar que prefiro o CQC por que os outros programas são um lixo. Para falar isso, eu teria que ter argumentos que justificassem por que os outros programas não são bons e por que o CQC é melhor. Do mesmo jeito que quando eu for apontar um culpado de um crime, eu preciso ter provas que apontem aquela pessoa como criminoso, certo?


Vamos começar, primeiro, apesar de ambos quadros terem o mesmo nome, não há como provar se houve cópia, pois nada impede do Lengendários ter tido a idéia antes do CQC, que por sua parte depois descobriu o quadro e fez um parecido e o lançaram primeiro para parecer que eles foram copiados. Entretanto, nada impede do CQC ter sido, de fato, copiado pelo Legendários quando anunciaram o quadro do Luque. Ambas hipóteses são válidas, já que não há provas e nem testemunhas que justifiquem alguma hipótese.

Também pode ter sido coincidência de ambos terem tido a mesma idéia quase ao mesmo tempo, ou seja, apenas pura coincidência. Afinal, são bilhões de pessoas nesse mundo, o que impediria de uma pessoa do outro lado do mundo estar pensando a mesma coisa que você agora?

Bem, agora vamos ao que realmente interessa além do nomes: Como os quadros são feitos. Como já disse, traços vindos de ambos CQC e Pânico são visíveis em algumas reportagens, e o Jaque Responde não foi diferente: aquelas animações que aparecem durante reportagens do CQC estavam presentes. Apesar disso, o jeito que o quadro de Jaque foi feito e apresentado é diferente do Luque Responde.


Enquanto o Marco Luque responde as perguntas utilizando de seu jeito non-sense misturado com um tom de professor, Jaque já era diferente: ela utilizava opiniões de pessoas entrevistadas na rua e de pessoas especializadas no assunto (que no caso o tema era sexo) para dar alternativas sobre qual seria a melhor resposta para a pergunta "Na hora H, qual a música mais brochante?", ainda utilizando tipos de humor semelhantes aos seus concorrentes.

Embora a resposta não tenho ficado muito clara em qual era a musica mais brochante, ela resumiu que independente disso era só esperar uns minutinhos até tentar de novo, nada de extraordinário.

Concluindo, mesmo tendo nomes parecidos e a idéia dos quadros em si também, os quadros diferem no modo que são feitos, cada um com seu estilo, Luque de um jeito, Jaque de outro. Foi cópia? Não dá pra dizer sem provas. São parecidos? Sim, mas tem suas diferenças significativas, não se tratam de clones exatos (pelo menos por enquanto).

E vocês? O que acham dessa história toda? Cópia ou coincidência? Deixem um comentário com opinião de vocês! Valeu!

9 comentários!:

Kadu disse...

Acho COINCIDÊNCIA DEMAIS!!!

De qualquer forma, mesmo que seja copiado, o Legendários conseguiu desenvolver algo pelo menos NÃO TÃO copiado do CQC. Fizeram um quadro com a mesma idéia, mas desenvolveram de forma diferente.

14 de abril de 2010 às 18:32
Kadu disse...

Acho coincidência demais!

Acredito que o Legendários copiou a idéia do CQC, mas conseguiu desenvolver algo diferente em cima da cópia. Ou seja: a base da idéia é a mesma, mas a estrutura é diferente.

14 de abril de 2010 às 18:33
Renato Chagas disse...

Gabriel e KG, uma coisa é se inspirar em um programa e fazer em um formato parecido, colocando as suas marcas.
Outra coisa é copiar descaradamente uma coisa e jurar de pé junto que foi criada por ele. Essa é a tônica do Legendários.

Falei no MCQC: eles vão fazer sucesso porque são bons. Mas não sei se essa estratégia de copiar o programa dos outros irá muito longe.

Abraços a todos.

Renato Chagas - Mundo CQC
www.blogmundocqc.blogspot.com
www.twitter.com/mundocqc

14 de abril de 2010 às 19:45
Gabriel Julião disse...

Renato, respeito sua opinião e tudo, mas tem um detalhe que acho que deve ser dito, e que talvez mude sua opinião.

Embora o Legendários tenham visivelmente retirado elementos de seus concorrentes(como as animações), não me lembro deles terem jurado que eles criaram as coisas, tanto que lembro de Marcos Mion falando que "Já fizeram tudo na tv, o que vai mudar é como nós vamos fazer" e "não dá para ser 100% original".

Eu concordo com ele, tanto que diria que o humor da televisão está altamente bipolarizado entre Pânico e CQC, e sendo assim, acredito que para as várias coisas que o Legendários vai fazer, vai ter alguém falando "eles copiaram isso de fulano". Eles só vão sair disso se criarem algo novo (de verdade) e brilhante.

Abraço!

15 de abril de 2010 às 14:44
Renato Chagas disse...

Gabriel, agradeço muito o seu comentário. Segue aqui uma entrevista do Marcos Mion, para a Folha Universal (da dona da Record) que mostra o que tinha comentado. Leia e tire suas próprias conclusões: http://www.folhauniversal.com.br/integra.jsp?codcanal=9983&cod=149030&edicao=940

Pode ficar tranquilo, que não pretendo levar essa polêmica adiante; porque o nosso foco é o CQC. Grande abraço.

15 de abril de 2010 às 19:18
Isis disse...

Tipoo Copiaa Totaal

15 de abril de 2010 às 19:34
Letícia disse...

Gostei da análise cuidadosa do seu texto. Parabéns. Mas fiquei pensando... O formato "Fulano responde" não é uma ironia aos programas que levavam "especialistas" para falar de um determinado assunto? Não me recordo exatamente qual, neste momento, mas em revistas há sessões que usam esse mesmo título. Talvez para quem é mais jovem, e começou a se interessar por mídia recentemente, possa parecer que houve uma imitação cafajeste entre programas concorrentes. Eu acredito mais em outra hipótese, objetivando a apresentação de um novo produto a fim de atrair os anunciantes, a de que foi feita uma cópia consciente do formato e que isto só ressalta o conteúdo que se quer apresentar. O que vocês acham?

16 de abril de 2010 às 14:14
Lina disse...

Sei q hoje em dia não existe mais nada original.
Mas mesmo assim o programa Legendários está explicitamente mostrando que não está nem aí se copia ou não CQC e Pânico - lembram do Mion dizendo: ''Olha isso, meu docinho de Jirimum!''? Claro q ele fez isso sabendo que está imitando o TAS. As moças na rua usando biquini - claro q sabem q estao imitando o Pânico na Tv.

Se é um trunfo pra conquistar fãs, eu não sei.
Mas q vai dar certo, eu suponho q vai. Quem sabe depois de uns programas adiante eles passem a ser menos ''trepadeiras''? 9_9


Lina Silva - http://www.megaligacqc.blogspot.com

17 de abril de 2010 às 00:52
Anônimo disse...

Pelo amor de Deus,o quadro foi puramente copiado.
Ñ adianta dizer que ñ foi.
Ñ só a do luque responde como outros tmb.
Nada mais se inventa tudo se copia,e é isso que eles fizeram COPIARAM!!!

19 de abril de 2010 às 20:13

Postar um comentário